O que é SEO? Para que serve o SEO?

Entenda o que é SEO e como ele é aplicado.

Sites de busca ou simplesmente buscadores, são umas das principal fonte de procura de informações.

Aparecer ou não aparecer no Google pode vir a ser um fator decisivo no sucesso de uma empresa. Isso não serve apenas para e-commerce, blog, grandes sites institucionais… mas para qualquer negócio onde clientes ou leitores utilizam-se da internet para buscar soluções para seus problemas.

SEO, o que é então?
SEO é o conjunto de técnicas normalmente aplicadas por webmaster, e tem como principal objetivo tornar um site o mais amigáveis possível para os buscadores e leitores.

Fazendo uso do planejamento das palavras-chave que serão usadas no conteúdo do site ou página específica, de forma a melhorar o seu posicionamento nos resultados de busca orgânica.

Profissionais/Empresas de SEO?

Existem muitas agências que são especializadas no assunto.
Mas muitas ainda não possuem profissionais qualificados para o árduo trabalho de SEO.
Ainda mais como o Google está em constante atualização, torna ainda mais difícil estar bem atualizado e colocar as atualizações em prática.

As empresas ou agências especializadas em SEO como a Weblocation, que oferecem serviços de consultoria e implementação de estratégias SEO.

Essas empresas desenvolvem e implementam toda a estratégia de SEO ou tornam-se consultoras de empresas que desejam adquirir o conhecimento necessário para desenvolver a sua estratégia de SEO in-house.

Vantagens e desvantagens de SEO in-house

Existem diversos pontos a se considerar antes de decidir entre os dois modelos (SEO in-house ou SEO terceirizado).

Uma estratégia de SEO in-house possui a vantagem de ser tocada por pessoas da própria empresa, que conhecem muito bem o negócio, os pontos fortes e fracos, concorrentes, etc…
Por outro lado, é difícil para uma empresa ter o mesmo nível de conhecimento daquelas que são especializadas em SEO.

Essas agências costumam ter acesso a informações atualizadas dos próprios buscadores que outras empresas geralmente não possuem.

Enfim, seja no SEO in-house ou SEO terceirizado, é importante que exista na empresa que deseja realizar a otimização do seu site. Uma pessoa que entenda dos negócios da empresa para otimizar de forma consistente o seu site, agrupando as informações fornecidas pelas áreas de RH, marketing, vendas e produto…

Saibamos que sempre vale a pena todo o bom investimento em SEO.

Sobre o Autor

Roberto Lima (Weblocation)