Como saber o que não pode faltar no SEO do seu site em 2020

Primeiro saiba o que são os fatores de rankeamento e como eles impactam no SEO em 2020

Os fatores de rankeamentoexistem, isso todo mundo sabe. Como o próprio Google afirma, são em média 200 fatores fundamentais para um bom SEO.
E por serem muitos os critérios, não tem como manter tudo 100%.

Eles definem quais páginas ficarão melhor posicionadas nas páginas de busca.
E são fatores como: localização, data, público, texto… Que podem definir quais matérias se enquadrarão nos quesitos da busca e definir sua posição na SERP, quando uma busca é feita.

Quanto maior o número de backlinks e quanto maior forem sua autoridade, maior será a chance de um bom posicionamento.

São links que apontam de um site para o seu. Backlinks são indiscutivelmente um fator de classificação mais importantes para o SEO.

2. Autoridade da página | Pagerank

Pagerank é um algorítimo do Google que calcula sua pontuação, dando ao site uma nota entre e 0 e 10 para a autoridade de uma página em relação a palavra-chave usada na busca.

A nota é baseada na qualidade e quantidade de links que outros tem apontando para o seu site ou página. O Google diz ainda usar este fator para o ranqueamento.

3. Data da publicação

Este é um fator de SEO que pode pesar muito no ranqueamento de certos tipos de artigos, mas não ter importância nenhuma para outros tipos de artigos.

Como, uma notícia sobre um surto de vírus do momento, ou uma noticia tipo: “Quem venceu o jogo ontem?“. O resultado foi o seguinte.

ex. pesquisa no google - Quem venceu o jogo ontem

Note que fiz a pesquisa no dia 16/03/2020. E os resultados retornados foram o dia anterior.
Aumentando as chances de quem colocou data nas publicações.

Já buscas tipo: “Qual combustível do avião?“. Já não fazem tanta diferença a data da publicação, podendo até ser mais relevante os mais antigos ou dependendo dos critérios a mais na busca.

4. Tipos de conteúdo e qualidade

O assunto usado no conteúdo do seu post, dever fazer sentido em relação a palavra-chave SEO e principalmente ao título da postagem.
De nada vai adiantar exagerar nas palavras-chaves e palavras-chave relacionadas se o conteúdo não condiz com o objetivo proposto, concorda?

4.1 Tamanho do texto

Dependendo de qual assunto se trata e se realmente é necessário um texto muito longo, fica a seu critério e entendimento, se a dúvida pode ser explicada em 4 parágrafos, porque usar 15 parágrafos?

4.2 Qual melhor conteúdo

Como dito logo acima. O conteúdo mais relevante será aquele que o Google entende como o que soluciona a dor do cliente, o que mais o ajuda a achar o caminho correto em poucas palavras.

4.3 Autoridade no assunto

Evite ao máximo copiar conteúdos de outros sites. Os atalhos CTRL+C / CTRL+V, foram criados para ajudar, e não para atrapalhar.

Quanto mais pessoas curtirem, comentarem, compartilharem seus conteúdos e até mesmo copiarem e colarem, será muito bom para você.

4.4 Textos, vídeos, imagens e podcasts

Além de conteúdos em texto, texto, texto… è essencial para o SEO, a inserção de imagens distribuídas pelo o conteúdo. Não esquecendo de seus atributos: Alt, Title, descriptions e link quando necessário.

O tamanho das imagens tbm são muito importantes.

  • Reduzir ao máximo o seu peso, não prejudicando sua qualidade.
  • Não usar style de redimensionamento no código.
  • Se possível criar imagens com a sua identidade. Procure um bom designer

Use vídeos sempre que possível. Insira-os no seu canal do Youtube e incorpore em sua postagem.

Preencha também as metas de SEO do vídeo no Youtube.

Podcasts são a sensação do momento.

Recentemente, o Google passou a mostrar até podcasts em seus resultados das buscas.

Resumindo, é um conteúdo ajudando ao outro.

Considerações finais

Tudo serviço bem feito leva a um só lugar! O sucesso…
Em SEO não poderia ser diferente, use o tempo que for necessário para criar um conteúdo de qualidade para quem lê suas matérias.

O Google presa muito pela sinceridade e ajuda ao próximo.

Sobre o Autor

Roberto Lima (Weblocation)

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