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BERT – Novo algorítimo de busca do Google compreensão da linguagem

O Google acaba de lançar uma grande mudança em seu algoritmo de pesquisa chamado: BERT.
Segundo à empresa, esta atualização afetará 1 em cada 10 páginas nas pesquisas.

Este novo algoritmo será capaz de entender melhor a linguagem humana de forma mais natural e menos robótica.

O QUE É BERT?

O Bert é uma tecnologia baseada em rede neural do próprio Google, para pré-treinamento em processamento de linguagem natural (PNL).

Seu foco é compreender e aprender mais com as pesquisas feitas no dia a dia pelos internautas.

O QUE SIGNIFICA BERT?

BERT significa do inglês: “Bidirectional Encoder Representations from Transformers” , tradução livre para o português: “Representações de codificador bidirecional de transformadores“.

Resumindo:

BERT ajuda aos computadores a entenderem melhor a linguagem dos seres humanos e alimenta sua “A.I” inteligencia artificial para usos futuros.

Com o BERT, a busca é capaz de entender e interpretar palavras não entendidas antes pelos algoritmos, podendo fornecer resultados muito mais relevantes em suas SERPs, segundo depoimentos.

Desde o último grande lançamento das suas atualizações no algoritmo, o Rank Brain. As Pesquisas não sofreram alterações tão complexas assim.
Apesar de o BERT ser apenas uma extensão o Rank Brain.

COMO ELE FUNCIONA?

A grande proposta do Bert é o aprimoramento de redes neurais para o processamento de linguagem natural. Ou seja, o ensino das inteligências artificiais usadas para compreender de uma forma mais consistente o que é pesquisado, seja nas buscas por voz ou texto.

Em testes com a língua inglesa, cerca de 10% a 20% das consultas foram significativamente impactadas com essa mudança, e isso vai causar impacto nas posições das pesquisas. Como dito por Nayak.

QUAIS OS IMPACTOS DO BERT NAS POSIÇÕES DOS RESULTADOS?

Segundo informações do próprio GOOGLE que afirmou que esta alteração, afetará o posicionamento de diversos sites, não se sabe quando ao certo e nem como. Mas sabe-se que uma base de 9 em cada 10 pesquisas, sofrerão alterações com as mudanças.

BERT E OS FEATURED SNIPPETS

Para maiores esclarecimentos escolhi dois dos exemplos que mais remetem ao caso.

Exemplo de como a busca poderá ser impactada:
Uma apresentação de um snippet do Google muito mais relevante é apresentada conforme a imagem abaixo.

Exemplo de como a busca poderá ser impactada:
Uma apresentação de um snippet do Google muito mais relevante é apresentada conforme a imagem abaixo.
Imagem da internet.

Para o termo de busca /em inglês/: “Parking on a hill with no curb” (estacionar em colina sem meio fio).
Antes uma busca como essa poderia ter um resultado constrangedor, pelo simples fato do algoritmo do buscador fazer confusão na hora de interpretar a palavra “no” do inglês “não“.

Segundo informações do próprio Google, “Nós costumamos colocar muita atenção na palavra “curb” (meio fio) e não na palavra “no” (não), sem compreender o quão crítico era este termo para possibilitar uma resposta adequada. Assim, nós retornávamos com resultados sobre estacionar em uma colina com meio fio.”

Um outro exemplo

O termo /ingês/ “for” e “to” nas pesquisas em que preposições como “para” e “para” tem importância para o significado da frase, a pesquisa poderá não entender o contexto das palavras em sua consulta.

O QUE FAZER PARA NÃO PERDER POSIÇÃO COM BERT?

A pergunta que todos querem saber. É possível otimizar um site para que ele não perca posição com a nova atualização do Google?
– A resposta para esta pergunta é : Não?!

O que se tem a fazer é, continuar criando conteúdos para seres humanos, e da forma mais natural possível. Caso contrário, poderá cair no limbo das SERPs.

Alguns profissionais de SEO tentam de todas as maneiras driblar os algorítimos, pode até funcionar, mas não por muito tempo. E ainda por em risco todo um trabalho.


Enfim, “entender perfeitamente o idioma continuará sendo um desafio constante e é o que nos mantém motivados a continuar aprimorando nosso algorítimo de pesquisa do Google“.

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